Coluna 18 - Jornal Hoje Centro Sul


0

Saúde bucal previne doenças em cães e gatos

Bactérias da boca podem ir para corrente sanguínea e atingir órgãos vitais. Veterinário recomenda escovação diária nos dentes de seus pets.

      Cuidar da higiene bucal do seu pet é um passo para evitar problemas de saúde em seu bichinho de estimação. De acordo com o veterinário Herbert Corrêa, diretor da Associação Brasileira de Odontologia Veterinária (Abov), a doença bucal mais comum é a periodontal.

      “Ela é causada pela placa bacteriana, que inflama a gengiva, causa mau hálito e, se não for tratada, pode evoluir para a retração gengival e óssea”, afirma o veterinário, complementando que com este problema os dentes podem cair. “Pior que a perda dos dentes, a doença periodontal pode levar a complicações de saúde, pois as bactérias da boca vão para a corrente sanguínea e atingem órgãos vitais, como coração, pulmões, fígado e rins”, alerta o Dr. Herbert.

 

     A estudante de história Sandra Gomes de Lima observou que seu gatinho Frederico, de 4 anos, parece ser banguela. “Procuramos a veterinária e soube que os dentes dele não cresceram, estão abaixo da gengiva”, afirma. Sandra diz que a profissional verificou que o animal é saudável e não optou por algum tipo de intervenção cirúrgica. Ela tem ainda mais dois gatos e conta que Fred se alimenta como os demais, apenas costuma morder mais. A estudante conta que costuma escovar os dentes dos animais, mas enfrenta dificuldades porque eles são muito agitados. “Eles não param quietos e arranham. Não consigo escovar sozinha, preciso de mais uma pessoa para me ajudar”, diz.

 Recomendações 

 De acordo com o Dr. Herbert Corrêa, a principal medida para evitar as doenças é controlar o acúmulo de placa bacteriana. “O ideal é realizar a escovação diária dos dentes, que deve ser feita com escova macia e pasta própria para animais”, diz. Segundo ele, rações secas e ossinhos ajudam no controle da placa, mas nada substitui a escovação.

 Fonte: http://g1.globo.com/Noticias 

 

0 Response to "Coluna 18 - Jornal Hoje Centro Sul"

Postar um comentário