Coluna 12 - Jornal Hoje Centro Sul


0

Como cuidar do seu cão

      Muitas pessoas cuidam de seus cães, mas poucas cuidam bem. Preparamos algumas dicas importantes para uma convivência agradável e o bem-estar do seu animal de estimação. Lembre-se; somente o veterinário pode indicar o que é melhor para o seu pet, consulte-o em caso de dúvidas.

·         FRIO, CALOR E DOR

Não deixe seu cachorro dormindo ao relento, no vento, na chuva, sem sequer um tapete ou um pano para protegê-lo, principalmente no inverno. Cachorros têm uma tolerância muito maior do que a nossa para a dor. Se você ouvir um cachorro ganir de dor, tenha certeza de que está doendo MUITO. Para um cachorro ganir de dor, a dor que ele está sentindo é tanta que um ser humano não agüentaria sem desmaiar. Portanto, respeite e esteja alerta aos sinais de dor do seu cachorro.

·         FOME E SEDE

Alimente o seu cachorro corretamente: filhotes até 8 meses devem ser alimentados 4 vezes por dia. Acima de 8 meses, passe para 2 vezes por dia. NUNCA dê menos de 2 refeições por dia para o seu cachorro.  Cães que comem uma única vez ao dia, ou menos do que isso, ficam agressivos, fracos, sujeitos a doenças e com graves problemas intestinais. Alimentos para humanos não são ideais para animais, por isso existe a ração, um alimento completo, próprio para cada idade ou raça. Caso sirva alimento de humanos deixe sempre à temperatura ambiente ou morno, nunca quente, não é necessário acrescentar temperos. Troque a água várias vezes ao dia, mesmo que ela pareça limpa.

·         DESVERMINAÇÃO PERIÓDICA

Os cães desenvolvem vermes no aparelho digestivo, e VERMES MATAM. Um período de 3 a 4 meses entre as aplicações dos vermífugos normalmente resolve o problema. Mantenha anotadas as datas da medicação, leve seu animal ao veterinário para uma consulta, ele sabe o que é adequado para vermes.

·         VÔMITOS E DIARRÉIAS

Vômitos ou diarréias sem motivo aparente podem ser sintomas de vermes ou sintomas de outras doenças mais graves (parvovirose e outras). Consulte o veterinário imediatamente em caso de vômitos e diarréias compulsivas, CACHORROS FICAM DESIDRATADOS EM QUESTÃO DE POUCAS HORAS E PODEM MORRER. Todos os cachorros comem grama às vezes, isso faz parte da sua alimentação, eles escolhem cuidadosamente o tipo de grama que devem comer em cada situação. Se comerem demais, vomitam. Em determinadas ocasiões, o cachorro sabe instintivamente que comeu algo errado e precisa vomitar. Se continuar este quadro leve imediatamente ao veterinário.

·         DORES MUSCULARES

Quanto maior o cachorro, mais propenso a dores musculares, embora este problema atinja a todos de forma geral. Se houver dores musculares agudas (cujos sintomas podem ser gemidos, manqueira, dificuldade de se levantar ou deitar ou tremores nas patas, leve ao veterinário para uma avaliação mais detalhada, não deixe o seu cão sofrendo. No inverno, a incidência de dores musculares aumenta. Qualquer torção, batida ou movimento muito brusco pode causar uma dor muscular que se estenderá por vários dias. Evite que cães de tamanhos muito diferentes brinquem juntos, evitando que se machuquem.

·         LIBERDADE DE MOVIMENTOS

Manter um cão enclausurado é um dos piores crimes que se pode cometer. Ele ficará doente, agressivo e muito triste. Cachorros precisam de liberdade de movimentos. Muitos tipos de dores musculares são causadas por falta de movimento. NÃO MANTENHA SEU CACHORRO PRESO, NEM PERMITA QUE OUTROS OS MANTENHAM.

·         ATROPELAMENTOS

Recolha o cão imediatamente, sem manipulá-lo demais. Procure deitá-lo na mesma posição em que estava e transporte-o IMEDIATAMENTE a um veterinário competente. Ossos fraturados têm maior capacidade de recuperação quando tratados sem demora. NÃO SE OMITA. NÃO DEIXE UM CACHORRO ATROPELADO SOFRENDO

0 Response to "Coluna 12 - Jornal Hoje Centro Sul"

Postar um comentário