Coluna 13 - Jornal Hoje Centro Sul


0

Como cuidar do seu gato - 10 aspectos essenciais

Embora os gatos se mostrem muito independentes e experts na utilização da caixa de areia, eles ainda dependem de você no que diz respeito a prover alimento, água, um lar seguro, cuidados veterinários, sua companhia entre outras coisas. Prestando atenção a estes quesitos essenciais você garantirá uma recompensadora relação com seu felino.

1- Confeccione um colar com uma placa de identificação para seu gato caso ele ande pela vizinhança ou escape, contendo nome, endereço e número de telefone. Não importa o quão cuidadoso você seja, sempre há uma chance de seu felino escapulir por uma brecha na porta. A utilização de uma placa de identificação eleva as chances de ter seu gatinho de volta ao lar, são e salvo.

2- Siga as leis que regulam a posse animal em sua cidade. Estas legislações têm por objetivo assegurar proteção para os animais e a comunidade.

3- Mantenha seu gato dentro de casa. A criação indoor – sem acesso as ruas – é o melhor para seu gato, para você e sua comunidade.

4- Leve seu gato regularmente ao veterinário para uma avaliação. Caso não tenha um veterinário, busque por referências junto a grupos de proteção animal e/ou indicação de amigos.

5- Castre seu gato. Isto elimina possíveis problemas no aparelho reprodutor e colabora para redução do problema da superpopulação.

6- Ofereça ao seu gato uma dieta balanceada e muita água fresca. Pergunte ao seu veterinário sobre indicações da ração adequada para seu animal, bem como a quantidade diária apropriada às necessidades dele.

7- Treine seu gato para eliminar comportamentos indesejáveis, tais como, arranhar mobília ou pular em prateleiras. Ao contrário da crença popular, os gatos podem ser treinados, desde que haja um pouquinho de paciência, esforço e compreensão de sua parte.

8- Escove freqüentemente seu gato, assegurando assim um pêlo saudável, reduzindo a formação de bolas de pêlo em seu estômago. Escove os gatos de pêlo longo e os gatos de pêlo curto, estes também precisam deste tipo de cuidado, já que ingerem grandes quantidades durante os “banhos” (quando se lambem).

9- Reserve um tempo para brincar com seu gato. Embora gatos demandem um nível menor de exercícios que os cachorros, momentos de brincadeira e interação garantem a ele atividade física e estimulação mental, além de fortalecer os laços afetivos que existem entre você e ele.

10- Seja leal e paciente com seu gato. Certifique-se de que suas expectativas em relação a um gatinho são razoáveis e lembre-se que a maioria dos problemas comportamentais podem ser resolvidos.

Fonte: HSUS - The Humane Society of the United States - é uma organização de proteção animal americana, conta com mais de 10 milhões de membros e existe há 54 anos.

0 Response to "Coluna 13 - Jornal Hoje Centro Sul"

Postar um comentário