Coluna 10 - Jornal Hoje Centro Sul


0

Por que ajudar animais?

Tudo o que existe na natureza, vivo ou não, merece nosso cuidado: a água, as árvores, o ar e a terra. Seria muito simplista pensarmos que nossa espécie poderia sobreviver se dedicássemos apenas aos seres humanos os nossos esforços e cuidados.

● Quem ajuda os animais ajuda os seres humanos
As ONGs de proteção animal auxiliam o poder público no controle das zoonoses, ou seja, das doenças que os animais transmitem, especialmente os domésticos. Fazem isso de uma forma humanitária, através de campanhas de vacinação e esterilização gratuitas ou a baixo custo, tratamento de animais doentes, entre outras ações. Com isso, crianças e adultos, especialmente os mais carentes, podem conviver com seus animais de forma saudável e segura.

● Quem protege os animais inibe a violência contra os seres humanos
Diversos estudos comprovam que os indivíduos que praticam violência contra os animais, fatalmente irão cometer atos violentos contra seus semelhantes. As comunidades que punem essas atitudes ainda na raiz, na verdade estão criando mecanismos de proteção que darão bons frutos futuros.

● Quem convive com os animais aprende os mais preciosos valores humanos
Numa sociedade tão individualista como a nossa, os animais são como um sopro de esperança. Com eles aprendemos sobre a solidariedade, o amor ao próximo, a tolerância, a celebração da vida e a simplicidade.

● Quem tem o amor de um animal encontra forças para vencer as piores dores humanas
Os famosos “doutores de quatro patas” levam alegria às crianças nos hospitais e aos idosos nos asilos.  Sabe-se que a presença de um animal em casa tem o "poder" de reduzir a pressão sanguínea de pacientes cardíacos, bem como estimular idosos a caminhadas e interações com outras pessoas. Crianças com dificuldades de relacionamento e problemas de aprendizagem também se beneficiam com a presença de mascotes.

● Os animais ajudam os humanos nas tarefas diárias
Quem não se emociona ao ver cães ajudando bombeiros em resgates? Quem não admira a ajuda que um cão-guia presta a seu amigo deficiente visual? Quem não aplaude um animal que pelo seu delicado olfato consegue encontrar drogas e tirá-las de circulação? As ações e a presença dos animais são muito importantes em nossas vidas e eles recebem por tudo isso apenas alimentação, abrigo e carinho, nada mais.

● Quando a mente não é pequena o coração dos humanos se engrandece
Quando optamos por ajudar animais, nada nos impede de também ajudar pessoas. Por que uma ação de solidariedade excluiria a outra? Quem ajuda animais normalmente também ajuda entidades que dedicam cuidados aos seres humanos. Essas pessoas já ampliaram sua visão sobre esse assunto e sabem que o bem-estar do planeta exige muito mais que apenas um foco de atenção. Por tudo isso, honre a sua opção de também ajudar animais. Você faz parte de um seleto grupo de pessoas cuja sensibilidade e ações tornarão esse mundo um lugar melhor para se viver.

Somos pessoas como você. Dividimos nosso tempo entre atividades profissionais, família e lazer. Também disponibilizamos parte desse tempo para o voluntariado. Esse é o motivo de estarmos juntos, fortes e em plena atividade. Acreditamos que a preocupação que nos faz agir em favor dos animais não é um capricho. Entendemos que é uma necessidade premente, uma forma das pessoas mostrarem sua sensibilidade e capacidade resolutiva diante dos problemas das demais formas de vida do planeta.

Texto: site Projeto Bicho de Rua

  

BLOG : http://ongsosamigobicho.blogspot.com

Site1: http://sosamigobicho.no.comunidades.net

Site 2: http://www.wix.com/amigobicho/SOS-Amigo-Bicho

E-mail: sosamigobicho@ig.com.br

Orkut: ONG SOS AMIGO BICHO (página e comunidade)

Youtube: ONG SOS AMIGO BICHO

Telefone para informações: (42) 3423-1571

  

Agradecemos à Cultura FM (87.9) pela divulgação da ONG e seu trabalho.

 

 

0 Response to "Coluna 10 - Jornal Hoje Centro Sul"

Postar um comentário