Coluna 4 - Jornal HOJE CENTRO SUL


0

Preconceito aos gatos

Na mitologia Egípcia Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset ou Ailuros (palavra grega para "gato") era uma divindade solar, deusa da fertilidade e do amor, além de protetora das mulheres grávidas. Também tinha o poder sobre os eclipses solares. Bastet tornou-se tão importante, que os gatos passaram a ser venerados por todo o Egito. Os egípcios achavam que ter um gato em casa era garantia de proteção e muitos filhos na família.

Na Idade Média, os gatos enfrentaram seus piores tempos. Surgiu um culto a uma deusa pagã - Freya - envolvendo gatos. Esse culto foi considerado heresia e membros desta seita eram punidos severamente com torturas e morte. Como os gatos faziam parte do culto, foram acusados de seres demoníacos, principalmente os de cor preta. Isso custou a vida de milhares de gatos, que foram cruelmente perseguidos, capturados e jogados à fogueira, havendo a maior destruição de gatos de toda a história. Uma pessoa que fosse vista ajudando um gato, principalmente gatos pretos, estava sujeita a ser denunciada como bruxa e a sofrer tortura e morte.

As pessoas acusadas de bruxaria e seus gatos eram logo responsabilizadas por qualquer catástrofe que acontecesse. Esta onda de perseguição criou diversas superstições que persistem até hoje, como cruzar com gato preto causa azar, felizmente este preconceito terminou e no século XIX o gato já era bem-visto.

Atualmente há quem ame ou odeie os gatos. Devido a preconceitos e ignorância, os pais ensinam aos filhos músicas que predispõe à violência, o maior exemplo é a música “Atirei o pau no gato”. Outras palavras e ações estão identificadas com o gato como gatuno (ladrão), gato (para extensão clandestina de energia elétrica), e tantas outras expressões que colaboram com os maus tratos aos felinos.

Gatos, assim como cães, são seres criados por Deus, merecem respeito, carinho, alimentação adequada e cuidados veterinários. Denuncie qualquer abuso aos animais, mau trato é crime (Lei Federal nº. 9.605/98 - É considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.).

0 Response to "Coluna 4 - Jornal HOJE CENTRO SUL"

Postar um comentário